SPEED RACER

Speed Racer é uma série animada dos anos 60, de 52 episódios, adaptada do mangá Mach Go Go Go, criado por Tatsuo Yoshida, que tem como tema corridas de automóveis em lugares inusitados (selvas, vulcões, ilhas) de várias partes do mundo. No Brasil, começou a ser transmitida em 1969 pela Rede Globo. Os desenhos eram conhecidos pela canção tema, pelas corridas repletas de acidentes em pistas impressionantes e pelos "golpes sujos" dos demais participantes. O protagonista, Speed Racer (no original, Go Mifune - daí seu capacete conter a inscrição "M"), um garoto de 18 anos de idade, é um destemido piloto de corrida que lutava por justiça e para vencer todas as provas com honestidade. Para isso, contava com a ajuda de seu pai Pops Racer, sua namoradinha Trixie, seu irmão mais novo Gorducho, seu macaco Zequinha e seu mecânico faz-tudo Sparky. Nas pistas, muitas vezes era auxiliado pelo misterioso Corredor X (que, mais tarde, revelou ser seu irmão mais velho e agente da Interpol). O sucesso da série animada rendeu um filme "live-action", lançado em 9 de maio de 2008.

Em suas corridas, Speed Racer pilotava o imponente Mach 5, um carro de corrida branco, com a inscrição "M", em vermelho, no capô, e o número "5" em ambas as portas (por ser o quinto carro construído por Pops Racer). Seu design foi inspirado na Berlinetta Ferrari Dino, e, inclusive, o ronco de seu motor se assemelhava ao de uma Ferrari V12. Seu painel de controle continha sete botões, cada um acionando uma funcionalidade especial que ajudava o piloto a se safar das enrascadas. Na época, vários dos equipamentos embutidos no Mach 5 eram fantasia. Porém, atualmente alguns deles são realmente utilizados pelos carros de corrida, embora com funcionalidades menos exageradas (especialmente os "macacos automáticos", os "controles de tração" e o para-brisa blindado).


A miniatura em escala 1:64 do Mach 5 que eu tenho foi produzida pela Johnny Lightning, em 2000. É die-cast, com faróis de plásticos transparentes embutidos e pneus de borracha. O capô se abre, revelando o motor.

Confiram as fotos:


CURIOSIDADE: a primeira miniatura de um "veículo temático" lançado pela Johnny Lightning foi justamente um Mach 5, em 1997. Trata-se de uma miniatura rica em detalhes, mas sem os faróis de plásticos e sem possibilidade de abrir o capô. Com o sucesso de vendas, a Playing Mantis - empresa dona da marca - buscou outros licenciamentos, fazendo da Johnny Lightning uma das maiores difusoras de miniaturas de veículos temáticos da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário