60 SEGUNDOS

60 Segundos (Gone in Sixty Seconds, no original) é um filme de ação norte-americano de 2000 lançado pela Disney e estrelado por Angelina Jolie e Nicolas Cage. É baseado num filme homônimo de 1974. Nele, Randall "Memphis" Raines era um eficiente ladrão de carros de Los Angeles, capaz de surrupiar qualquer veículo - especialmente possantes de luxo - em 60 segundos; até que decide se "aposentar" do crime. No entanto, seu irmão caçula, Kip, inspirado pelos golpes de Randall, seguiu por este caminho... até descumprir um acordo com o traficante Raymond Calitri. Para salvar a vida do irmão, Randall concorda em roubar todos os 50 carros de luxo de uma lista de Raymond em 72 horas. Para cumprir a missão, "Memphis" chama seus velhos companheiros de crime e a ação começa, com muita correria, manobras espetaculares e perseguições de carros. "Memphis" tinha por hábito chamar cada carro por nomes de mulheres e tratava as "garotas" com muito carinho.

Na lista, a grande "paixão" de Randall era Eleanor, um Shelby Mustang GT 500 de 1967 modificado. Ele lhe dedicava uma atenção especial, pois todas as tentativas anteriores de roubá-lo falharam. O carro foi o último a ser levado e as melhores cenas de perseguição do filme foram "protagonizadas" por ele. A empresa Cinema Vehicle Services, especializada em criar veículos para produções cinematográficas, chegou a construir 12 réplicas da "Eleanor", mas, curiosamente, nenhuma delas foi sobre um legítimo Shelby Mustang GT 500, mas cópias montadas sobre Mustangs 289. Uma 13ª "Eleanor" foi construída (esta, sim, baseada no GT-500 de 1967), mas não foi utilizada no filme.


A miniatura em escala 1:64 que tenho de Eleanor foi produzida pela Greenlight em 2017, pela série Hollywood (lote 7). É die-cast, com carroceria em metal injetado e pneus de borracha. A confecção desta miniatura foi tão minuciosa que conta com retrovisores e faróis de plásticos embutidos.

Confiram as fotos

É possível abrir as portas laterais e o capô da miniatura, revelando seus interiores (algo especialmente raro de se verificar numa miniatura em escala 1:64).

Nenhum comentário:

Postar um comentário