OS SIMPSONS

Os Simpsons (The Simpsons, no original) é uma série animada televisiva norte-americana criada por Matt Groening e produzida pela Fox Broadcasting Company. O embrião da série foram alguns curtas animados exibidos no programa "The Tracey Ullman Show". Com o sucesso, os personagens foram remodelados e estrearam um programa para o horário nobre em dezembro de 1989. Desde então, foram exibidos mais de 600 episódios, sendo uma das séries televisivas mais longevas da história e considerada uma das melhores de todos os tempos, com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e diversos prêmios (inclusive 31 Emmy Awards - a maior premiação dada aos programas de televisão). Seu modelo se baseia nas tradicionais sitcom (abreviatura de situation comedy usada para designar séries de televisão com personagens comuns vivendo situações cotidianas). Uma animação longa-metragem foi lançada em julho de 2007 com grande sucesso de público e excelente bilheteria.

Basicamente, Os Simpsons narra as peripécias de uma família típica de classe média estadunidense na fictícia cidade de Springfield. Homer é o patriarca beberrão, inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield. Sua esposa, Marge, é uma típica dona de casa que tenta manter as coisas sob controle. Seus filhos são: Bart, o garoto rebelde de 10 anos de idade; Lisa, uma garota muito inteligente de 8 anos de idade; e Maggie, uma bebê que não fala, mas que já se mostrou muito inteligente. A família ainda conta com um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel e um gato chamado Bola de Neve. O universo da animação conta ainda com dezenas de outros personagens secundários, e, frequentemente, algumas celebridades do mundo real (como astros do futebol, da música, da religião e da política) surgem fazendo uma "ponta". Cada episódio é uma sátira à cultura, ao estilo de vida norte-americano e à condição humana em geral. A abertura de cada episódio costuma ser semelhante entre si, mas sempre com algumas diferenciações. A famosa trilha de abertura foi composta por Danny Elfman.

A família conta com dois veículos: o carro laranja de Marge Simpson (chamado Orange Station Wagon), que quase não aparece na série (exceto na abertura), e um sedan rosa que, geralmente, é dirigido por Homer Simpson. Trata-se de um Plymouth Junkerolla de 1986, um modelo inexistente no mundo real, mas muito semelhante ao Plymouth Reliant de 1984 e ao Plymouth Valiant de 1973. O carro tem a lateral dianteira esquerda levemente amassada, antena de rádio torta, e, segundo o mecânico de confiança de Homer, foi feito na Croácia com peças de tanques soviéticos sucateados. Já foi destruído em diversos episódios, mas sempre apareceu inteiro no episódio seguinte (e com o mesmo amasso na lateral). O modelo do carro somente foi revelado a partir do episódio 11 da temporada 28 ("Pork and Burns") que, finalmente, o identificou como um Plymouth Junkerolla.


A miniatura na escala 1/64 que tenho do mítico Plymouth Junkerolla da família Simpson foi produzida pela Johnny Lightning, em 2003, pela série especial “The Simpsons”. É die-cast, com chassis e carroceria de metal injetado e pneus de borracha. 

Confiram as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário